LIÇÃO DO APÓLOGO


"A cada um segundo suas obras."
Jesus
Lição do apólogo
“Um velho apólogo, divulgado em vários países e que pertence à alma do povo, contém ensinamentos filosóficos enriquecedores.
Conta que um homem foi convocado a comparecer no fórum para solução imediata dos problemas e dúvidas que lhe manchavam a vida. A condenação era quase certa.
Todavia, o cavalheiro que possuía três amigos, vendo-se em dificuldades procurou seus três benfeitores, suplicando-lhes proteção e conselhos.
O primeiro falou-lhe com certa arrogância:
Não posso fazer nada por você, a não ser arranjar uma roupa nova para que compareça bem vestido diante do juiz.
Dirigiu-se então ao segundo amigo e este, muito preocupado, disse-lhe com toda sinceridade:
Embora goste muito de você, nada mais posso fazer, do que acompanhá-lo até à porta do tribunal. Dali não posso passar. Você terá que seguir só.
O homem aproximou-se do terceiro amigo e lhe suplicou ajuda. E este, por sua vez, com grande afeição falou-lhe com humildade:
Irei com você e falarei em sua defesa.
E assim o terceiro amigo fez. Estendeu-lhe os braços, amparou-o em todos os momentos da luta e falou com tanta segurança e com tanta eloqüência em seu benefício, diante da justiça, que o suspeito foi absolvido com a aprovação dos próprios acusadores”.
...............
A lição do apólogo diz respeito à nossa própria história frente à morte.
Todos nós, diante do túmulo, somos convocados a comparecer ante o tribunal da consciência para prestar contas à contabilidade divina.
E todos recorremos àqueles que nos protegem.
O primeiro amigo, o doador de trajes novos, é o dinheiro, que nos garante o sepultamento.
O segundo, que nos acompanha até à porta do tribunal, é o mundo, representado na pessoa dos nossos parentes ou na presença das nossas afeições mais queridas que, com pesar, nos seguem até à beira da sepultura.
O terceiro, aquele que irá conosco e falará em nossa defesa, É O BEM QUE PRATICAMOS, a transformar-se em gênio tutelar de nossos destinos, e que, falando em nós e por nós, diante da justiça, consegue mais amplas oportunidades de serviço, ou nosso passaporte para esferas mais felizes.
E assim como o bem que praticamos abre as portas da felicidade, igualmente as más ações depõem contra nós, enclausurando-nos aos sofrimentos, remetendo-nos junto aos círculos pesados das sombras.
Percebemos, então, a grandeza da justiça divina a se concretizar no ensino do Mestre de Nazaré:
“Cada um receberá conforme as suas obras”.
Atendamos assim ao bem, onde estivermos, hoje, amanhã e sempre, na certeza de que o bem que realizamos é a única luz do caminho infinito que jamais se apagará.
Abraços fraternos
Por Ronaldo Adonai

Nenhum comentário:

Postar um comentário